Logo da Empresa Blog HemoClass

Trabalho da HemoClass é premiado no 44 CBAC
25/07/2017 |  
O trabalho Caracteristicas Morfológicas dos Linfócitos Reativos, desenvolvido a partir do e-book Linfócitos Reativos para Analístas Clínicos, ganhou o prêmio PNCQ de melhor trabalho do congresso do Congresso Brasileiro de Análises Clínicas de 2017 em João Pessoa - PB. O prêmio foi recebido pelo Diretor da HemoClass Dr. Paulo Merisio.
Bastonete ou Segmentado
Por: Dr. Paulo Merisio em 06/12/2016 |    #Leucograma  #Padronização  #Hematoscopia
Esta é uma das grandes dúvidas quando se fala em morfologia celular. As células intermediárias podem ser classificadas de maneiras diferentes por diferentes profissionais. O que se é necessário e estabelecer um critério, de acordo com literatura que tenha credibilidade, e seguir este critério à risca. CARTWRIGHT, por exemplo, classifica o segmentado como uma célula neutrofílica aonde o núcleo tenha uma constrição que seja 2/3 menor que a maior parte do núcleo. Convenhamos que é muito abstrata essa ideia. As medições visuais não são padronizadas, e a mesma célula, usando este critério, pode ser para um profissional um bastonete e para outro um segmentado. Já o CAP/NCCLS relata o bastonete como uma célula madura da linhagem granulocítica, curvada, com a forma do núcleo em bastão e que não desenvolveu um filamento de cromatina. Se cromatina é vista na ponte que une os lóbulos esta célula é um bastonete, caso o núcleo esteja superposto ou dobrado e que não possa ser visto por inteiro a célula deve ser classificada como segmentado. Já o critério estabelecido por MIALE diz que se não houver formação de filamento de cromatina, a célula ainda é um bastonete. Ao meu ver, este último critério é o mais reprodutível, pois o erro entre profissionais que vissem a mesma célula seria bem menor do que se usassem o primeiro critério, como já testamos em aulas práticas. Entretanto, os valores de referência que o MIALE recomenda é de até 10%. O que realmente é necessário é que seja definido um critério firme para esta classificação e este critério seja seguido e reproduzido por todos os profissionais de um mesmo laboratório.  Nas situações aonde se adota um novo critério, esse fato pode ser utilizado como marketing do laboratório, no formato de um informativo enviado aos médicos, principalmente para a atualização dos valores de referência.  Confira logo abaixo a entrevista com o prof. Dr. Marcos Fleury sobre este assunto!!! https://www.youtube.com/watch?v=QHu3gryGpIY   
HemoClass presente no Congresso Brasileiro de Análises Clínicas
17/10/2016 |  
O Dr. Paulo Merisio esteve presente no 44CBAC ministrando, juntamente com Dr. Valdemir Miranda, o seminário de lâminas em Hematologia. Um curso totalmente prático que sempre é sucesso nos congressos.
Páginas: <    10     11     12     13     14     15     >
(45) 99902-3030
contato@hemoclass.com.br